quinta-feira, 2 de abril de 2009

As Crises da Vida de Jó

Tema do Estudo de hoje no Culto de Ensino, ministrada pelo Pr. João Donizete, observamos na Bíblia uma história de uma família que foi destruída, bombardeada pela fúria de satanás e que depois de muito sofrimento, e testemunho de muita fé e esperança, Deus pelo seu imenso amor restaurou, juntando todos os cacos emocionais e espirituais fazendo uma vida nova.Jó (1:3).

Conforme o texto bíblico:
- Jô era bem sucedido;
- Realizado financeiramente;
- Vida moral ilibada;
- Elogiado por Deus;
- Pai extraordinário;
- Orava pelos filhos;

Será que há em nós algumas das virtudes de Jó?
Mas Deus permitiu que de uma hora para outra, satanás atacasse a família de Jó. A pedido do próprio satanás, ele queria testar a fidelidade de Jô atacando sua vida em diversas áreas.E Satanás atingiu cinco áreas vitais da vida de Jô, e talvez é aqui que muitas pessoas encaixam-se.
1.Finanças.
Jô perdeu todos os seus bens, foi á falência, ele ficou arruinado. Perguntamos como será que ficou a sua cabeça? Você se insere neste contexto? Perdeu tudo que tinha, e agora está estressado, desesperado e amargurado? Como é que você vai se justificar para a sociedade e para seus amigos, você que era o bonzão, o todo poderoso e que perdeu tudo? Como é que ficou sua cabeça depois de uma experiência terrível como esta? Com certeza entendemos que é muito difícil superar uma crise desta proporção, mas temos a firme e indubitável convicção que só Deus pode aliviar e restaurar. Deixa Deus trabalhar em sua vida juntar os cacos e fazer um vaso novinho em folha novamente.

2.Filhos.
Perdeu seus dez filhos, esmagados e soterrados por um grande vendaval num dia de festa e celebração da família. Todos que se encontravam se confraternizando naquele dia morreram. Como está o seu relacionamento com seus filhos? Você conversa com seus filhos? Você demonstra todo o amor que sente por eles? Jó sepultou os seus dez filhos em um mesmo dia. Qual seria sua reação se isso acontecesse com você?

3.Saúde.
O corpo de Jó foi acometido por feridas da cabeça aos pés por uma enfermidade devastadora, tumores malignos cobriram sua pele, seu corpo apodrecia. Já pensaram, conviver com uma pessoa neste estágio de sofrimento? Você agüentaria? Quantas vezes reclamamos por apenas sentir uma pequena dor de cabeça? Quantas vezes reclamamos de Deus por coisas tão pequenas. Você já reparou que reclamamos de Deus de tudo o que acontece de ruim conosco? E nunca reconhecemos que o sofrimento causado em nós, e por nossa culpa mesmo, pela nossa falta de fé, pela nossa negligência em não observar a palavra de Deus. Principalmente naquilo que ele tem preparado, prometido e separado para nós? Reflitam sobre estas questões. Jó raspava as feridas com cacos de telha, e o mau cheiro, exalava. As pessoas cuspiam nele, um homem que até a pouco tempo naquela época era respeitado, reverenciado, tinha muitos bens, muitos empregados, posição social e ninguém se compadecia de sua dor, que para ele era um sofrimento muito grande e sobrenatural.

4.Casamento.
Satanás joga a esposa de Jô contra ele, ela que era sua melhor companheira, muito amorosa, prudente, vira-se contra ele e torna-se amarga, desestruturada emocionalmente, e ela também se volta contra Deus. Quantas mulheres agem desta forma quando surgem as lutas e provações? Tornam-se frágeis, débeis, ao invés de se fortalecerem para serem ajudadoras nos momentos de dificuldades de seu marido, procedem exatamente ao contrário. Em quanto o que Deus deseja, é que elas tomem outra atitude que sejam corajosas, para auxiliar verdadeiramente o seu marido, assim a mulher de Jó foi omissa e imprudente, não ajudando a aliviar as tensões de seu marido, sendo sua principal algoz.

5.Amizade.
Só restaram os amigos de Jó, e ai? Será que ele pôde contar com eles? Você tem sido um bom amigo? Você estende a sua mão á aqueles que necessitam da sua ajuda? Ou tem virado as costas para aqueles que precisam de você? Você tem sido como os amigos de Jô? Que vieram de longe para ajudá-lo? E Quando não acharam respostas para tanto sofrimento. Caíram de pau em cima dele, fazendo acusações pesadas de adultério, de ladroagem, de opressor, de insolente, de hipócrita e por fim de louco. Lembrem-se quantos amigos você já perdeu por achar que ele eram tudo isso?

A Família de Jó estava toda arrebentada, destruída, estava no fundo do poço. E no auge de sua angustia Jó perguntou a Deus, porque aquelas coisas estavam acontecendo com ele, por várias vezes ele perguntou. E é assim que nós também fazemos quando estamos questionando a Deus, queremos saber o porque de tudo. E Jó indagou repetidas vezes, pedindo até para Deus o matar, às vezes não enxergamos uma solução aparente, parece que Deus esta distante e indiferente ao caos em que vivemos, em alguns momentos específicos de nossa vida, mas Jó nunca desistiu de Deus, falava com o Senhor todos os dias.

E você já se esqueceu de Deus?
Você pensa que Deus não tem te escutado, não tem contemplado o seu sofrimento, as suas lutas, as suas dores e os seus problemas. Ninguém conseguia entender o que estava acontecendo com a família de Jó. Você conhece alguma família que esta passando por este "inferno astral"? Que ninguém entende porque tanta confusão, porque tanto sofrimento. E por falta de controle emocional não houve nenhuma vigilância, e toda esta situação culminou na separação do casal, deixaram que as drogas tomassem conta da família. Uma pergunta que nunca se cala dentro de nós porque tantas agressões físicas entre casais? Porque muitos homens maltratam com palavras e espancam suas mulheres? Porque mulheres são omissas e respondem com indiferença na missão de ajudar o seu marido da condução de sua família? Muitas vezes o preço desta inobservância é muito caro, as conseqüências levará a rebeldia e a desobediência de seus filhos.

Você conhece famílias que estão passando por esta crise?
Conhecem também falsos amigos, falsos irmãos? Que você nunca pode contar com eles? Mas Deus ama seus filhos, permita que Ele realize algo sobrenatural em sua vida somente ele pode e quer reverter o caos em que você está vivendo, transformando você e toda a sua família.

A Família de Jó precisava de um socorro urgente, precisava de um avivamento.
A sua família esta precisando de um avivamento? Você ainda está junto dos seus filhos, do seu emprego, do seu conjugue? Como está a sua saúde? Você ainda consegue manter seus amigos mesmo que magoados e ressentidos por alguma que você aprontou com eles? Você também perdeu em algum momento tudo que tinha? Se sim, então e hora de recomeçar rumo a rota de vitória, mas é preciso mudar, assim como Deus operou na vida de Jó, Ele também quer operar na sua vida hoje. Basta você querer e deixar ele agir. E é no meio da tempestade da sofrimento, da angustia, da depressão, das dores, das trevas, é que surge uma esperança, e uma luz no final do túnel.Do caos total é que brota a restauração. Está na hora de sair do deserto em que você se encontra, e começar imediatamente a beber da água da vida, da fonte eterna que jorra bênçãos sem limites. Deixa Deus te mostrar como mostrou a Jó a sua soberania.

Os desígnios de Deus não podem ser frustrados, não permita que o sofrimento o afaste de Deus. Ele vai restaurar sua vida como restaurou a vida de Jô. (42:2).

Os seus bens foram restaurados (42.10).
Deus duplicou sua riqueza. Seus negócios prosperaram. Seus empreendimentos concretizaram-se. A benção de Deus o prosperou em várias áreas..

A saúde de Jó foi restaurada (42.1G,17).
Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendência prolongar-se por muitos anos ainda na face da terra.

Seu casamento foi restaurado (42.12,13).
Sua mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles ainda tiveram uma linda história de amor.

A restauração dos filhos de Jó. (42.13-1G).
Deus lhe deu outros dez filhos. O detalhe e que suas filhas foram as mais lindas mulheres do oriente.

Deus também restaurou os amigos de Jó (42.7-9).
Ele os fez enxergar a loucura e a injustiça que haviam cometido contra Jó.convertendo o choro de Jó em alegria, vale rochoso, em manancial de águas cristalinas, deserto em oásis.

O último estado de Jó foi muito melhor do que o primeiro (42.12). Satanás tentou destruir Jó, mas ele saiu da crise mais fortalecido, mais rico e mais protegido e abençoado por Deus.

Hoje mesmo Deus pode fazer também um milagre em sua vida, e na sua família. Se você está passando por uma crise, confie em nELE. Deixe de murmurar, ore e esteja certo de que um milagre pode acontecer e já está a caminho. Ele deseja restaurar as suas finanças, sua vida espiritual, sua vida sentimental e sua vida emocional. Ele quer salvar os seus filhos. Ele pode curar as suas enfermidades. Ele quer abençoar o seu casamento. Reconciliar você com aqueles que o fizeram e ainda o fazem sofrer. Hoje é o grande dia de restauração para o seu lar. Chegou o tempo de buscar um avivamento para a sua família! E viver a luz da palavra de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário